Toda doação em dinheiro recebida pela Campanha Paz e Pão, seja de doadores permanentes ou
eventuais, de coletivos comunitários ou grupos sociais voluntários, seja de empresas e instituições, é
realizada por meio de uma conta específica da Arquidiocese, mantida no Banestes exclusivamente
para a aquisição de cestas de alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar e para
pagamento de despesas da Campanha.
Os valores recebidos constituem o Fundo Solidário Paz e Pão, que tem um regulamento próprio e é
gerido por um Comitê Gestor composto por cinco membros nomeados pelo Arcebispo, entre os
quais o gerente administrativo da Mitra Arquidiocesana e um membro do Clero. Os membros não
recebem nenhuma remuneração para cumprir suas atribuições.
Cabe ao Comitê Gestor, entre outras atribuições, realizar mensalmente a coleta de preços no
mercado e a compra das cestas; organizar e acompanhar a distribuição às Paróquias, com base no
número de famílias em situação de extrema pobreza em cada Área Pastoral e de famílias
cadastradas pelas Paróquias; e prestar contas à coordenação da Campanha.
Com os recursos da sua doação, a Campanha Paz e Pão já adquiriu 63 mil cestas desde seu
lançamento. Além das cestas compradas, distribuiu outras 15 mil cestas de alimentos e 2 mil cestas
verdes (hortifrutigranjeiros), que recebeu do Movimento de Pequenos Agricultores – MPA, do
Movimento dos Atingidos pelas Barragens – MAB, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem
Terra – MST, de famílias, equipes e movimentos da Igreja, empresas e entidades, ou provenientes de
coletas em eventos, shows, colégios, etc. Esses alimentos são distribuídos conforme o interesse das
cinco Áreas Pastorais atendidas pela Campanha (Vitória, Vila Velha, Caracica/Viana, Serra/Fundão,
Benevente).
Hoje, essas 80 mil cestas custariam cerca de 7 milhões de reais. Cada cesta pesa em torno de 15 kg,
portanto, a Campanha já distribuiu cerca de 1.200 toneladas de alimentos.
Outras doações significativas foram cerca de 4 mil botijões de gás, de entidades como o Sindipetro, o
MAB, a União ES, e da Petrobras, representando cerca de 500 mil reais. Esses botijões não foram
comprados pela Campanha. A Petrobras emitiu vouchers, documento que é uma espécie de cheque
nominal, identificando a pessoa responsável que receberia o botijão. Esses vouchers foram entregues
às famílias, que efetuavam a troca no momento da entrega nas Paróquias.