Grito dos Excluídos: fome só de amor

O Grito dos Excluídos foi realizado hoje, 7 de setembro de 2023, em Vitória com uma caminhada que saiu do Portal do Príncipe e

POST RECENTES

O Grito dos Excluídos foi realizado hoje, 7 de setembro de 2023, em Vitória com uma caminhada que saiu do Portal do Príncipe e foi até ao Palácio Anchieta. A pergunta que permeou todos os discursos foi: fome e sede de quê. Pe. Kelder, vigário para a Ação Social Política e Ecumênica desenvolveu toda a motivação afirmando que SIM, podemos construir um mundo apenas com sede de amor e que todas as outras sedes (fome, moradia, justiça, etc.), estejam saciadas. “Uma sociedade que viva o amor que nos torna humanos”. A fundamentação bíblica utilizada por padre Kelder foi o Hino ao Amor da Carta aos Coríntios, que pe. Kelder sintetizou dizendo que precisamos “reescrever a história com as tintas do amor”.

Como simbologia às mazelas sociais que poderiam não existir, o grupo ao chegar ao Palácio Anchieta, lavou as escadas, chamando a atenção para a falta de políticas públicas que incluam os excluídos e transformem a vida dos mais necessitados.

O Grito dos Excluídos foi pensado em sintonia com a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que busca nesta data, chamara atenção de todos para os problemas sociais e pedir empenho para criar mais igualdade.

Participaram as pastorais sociais, entidades civis e, também, pessoas motivadas por razões pessoais, como a mãe de um adolescente executado por policiais, que vê nesta iniciativas uma forma de buscar consolo e lutar por mais justiça.

O pe. Claudio Moreira, coordenador de pastoral, esteve presente e afirmou que a mobilização foi feita pelo Vicariato, mas com a participação do Det. de Pastoral.

Júlio Pagotto, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, disse que tentaram envolver essa população para participar, mas sem sucesso, então as pastorais gritam em nome deles.

A concentração e a caminhada demorou cerca de 3h30 e durante todo o percurso, a pergunta “tens fome e sede de quê”? foi repetida como refrão para sensibilizar a todos.

O Grito dos Excluídos foi realizado hoje, 7 de setembro de 2023, em Vitória com uma caminhada que saiu do Portal do Príncipe e

POST RECENTES