Ciranda literária: racismo, bulling e respeito

Ainda dentro das celebrações pelo Dia dos Pobres, o racismo, o bulling e o respeito às pessoas foram abordados e estiveram presentes na Área Pastoral Cariacica/Viana, na Ciranda Literária. Quem conduziu o encontro foi a escritora Ione Duarte. Conversamos com uma coordenadoras do evento, Kátia Mariano. Leia a entrevista:

Vicariato: Como surgiu a iniciativa?
Kátia: Para a Jornada Mundial do VIII Dia do Pobre a Área Cariacica/Viana através do Fórum das Pastorais Sociais realizou 2 atividades, a primeira de incidência política com um Seminário sobre a Pobreza: causas e enfrentamento, realizado dia 12/11, no Santuário Bom Pastor e assessoria de Carlos Fabian (CPDH) e, a segunda atividade chamada “Ciranda Literária” promovida no último sábado (30/11) na Paróquia Nossa Senhora da Penha – Flexal.

Vicariato: O que foi feito para envolver os participantes?
Kátia: A proposta parte da reflexão sobre os mais afetados pela pobreza, as famílias da periferia, assim, dialogar com as crianças sobre pobreza, o racismo, o bullyng trazendo a proposta de gentileza, respeito ao próximo e amizade. A mobilização pela catequese.

Vicariato: Quais foram as ações?
Katia: Ciranda de brincadeiras, cotação de história, danças e lanche. Contamos com a presença da escritora, mestre em educação e professora Ione Duarte que está lançando seu 5° livro “O poder do meu cabelo” contando fatos reais, inspirada pela filha Vitória que aos 5 anos sofreu racismo.
Ao final do evento cada criança ganhou 1 livro da escritora Ione adquirido por doação do Fórum das Pastorais Sociais e pela Paróquia N.S. Penha.

Vicariato: Quantas pessoas foram atingidas?
Katia: Seminário foram 18 pessoas;
Ciranda literária: 60 pessoas entre os participantes e toda equipe de apoio.
Doadores diversos.

Vicariato: Qual foi a reação dos participantes?
Katia: Na avaliação as crianças trouxeram palavras como “muito boa esta tarde”, “levo daqui muitas
reflexões e aprendizados”. Para nós das Pastorais Sociais “foi momento de partilha ímpar, de levar as crianças e adultos a se identificarem com os personagens e mesmo as bonecas, elevando a sua autoestima e refletindo que o amor ao próximo e o respeito são essenciais para uma sociedade de paz e justiça”.

Veja algumas fotos do evento:

    PAZ E PÃO - Rede de ações contra a fome

    Vicariato para a Ação Social,
    Política e Ecumênica
    Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

    Fale conosco

    (27) 3025-6263

    mitra.acaosocial@aves.org.br