Abertura da Campanha da Fraternidade

No próximo domingo, 22 de fevereiro de 2026, a Arquidiocese de Vitória faz a Abertura da Campanha da Fraternidade. A partir de 15h no Ginásio Dom Bosco em Vitória, cristãos e especialmente os católicos estão convidados a comparecer para juntos iniciarmos o Tempo da Quaresma. O tema da Campanha é um motivo que nos guia neste período, convidando-nos a olhar as mazelas sociais e, na medida que nos for possível, ajudar a amenizá-las. Este ano o convite é olharmos para aqueles que não têm moradia ou vivem em condições precárias e indignas.

A Abertura oficializa um trabalho iniciado em dezembro do ano passado, com encontros em todas as Áreas Pastorais. Moradores da ocupação Chico Prego, Vila Esperança, Edifício Castelo Branco e Limão estão convidadas e ocuparão um lugar de destaque na Celebração.

O tema: Fraternidade e Moradia e o lema: Ele veio morar entre nós (Jo 1,14), serão os condutores de toda a cerimônia. A mensagem do Papa para este tema será lida e ajudará na reflexão, que será feita pelo arcebispo de Vitória, dom Ângelo Mezzari na homilia. A Pastoral do Povo de Rua, está mobilizando os moradores em situação de rua para que participem deste momento. Juntamente com os moradores de ocupações eles carregarão a água da aspersão e aspergirão o povo no ginásio, dando espaço para que eles participem ativamente. Maria Clara que dedicou sua vida aos sem teto, estará presente para nos inspirar cm os seus 91 anos de vida.

Hora de participar. A Abertura da Campanha da Fraternidade é sempre um momento de fé e esperança na Arquidiocese de Vitória.

A Campanha da Fraternidade apresenta aos católicos, todo o ano, a possibilidade de, na prática, viver a experiência de unir fé e vida, propondo temas de impacto social.

Para este ano de 2026, o tema é: Fraternidade e Moradia e a frase bíblica que dá sustentação a toda a Campanha é “Ele veio morar entre nós”, um versículo de Jo 1,14. A proposta da CNBB é que olhemos à nossa volta e, com olhar fraterno, tentemos entender a situação daqueles que sofrem por não ter moradia ou vivem em moradias precárias para habitação.

A Arquidiocese de Vitória iniciou a motivação e preparação  para o tema da Campanha em dezembro de 2025. Foram treinados multiplicadores e depois realizados encontros em todas as seis áreas pastorais. No total 497 pessoas participaram, foram motivadas e incentivadas a discutir o tema e apontar os problemas reais de moradia em nossa realidade.

As constatações foram muitas e se assemelham à realidade nacional: deficit habitacional que se manifesta entre falta de moradia e moradias impróprias, improvisadas e construções em áreas de risco e sem saneamento.

A especulação imobiliária, que empurra as pessoas cada vez mais para periferias mais distantes e que já atingem as regiões rurais, também foram apontadas como problema real, assim como ameaças de despejo e a falta de apoio a população de rua.

Teremos todo o tempo da Quaresma para olharmos fraternalmente para estas realidades, mas os participantes dos encontros, desenharam linhas de ação para serem executadas ao longo do ano:

  1. Mapear todas as comunidades e identificar condições precárias e necessidades;
  2. Organizar campanhas de arrecadação de materiais de construção e alimentos, entre outros bens;
  3. Realizar mutirões para construções;
  4. Buscar doação de terrenos;
  5. Mobilizar voluntários e organizar cozinhas comunitárias;
  6. Promover a realização de cursos profissionalizantes;
  7. Discutir o tema da Campanha de maneira integrada com outras pastorais, e
  8. Ocupar espaços nos Conselhos Estaduais e Municipais para discutir a questão da moradia.

A Abertura da Campanha é no dia 22 de fevereiro, a partir de 15h no Ginásio Dom Bosco em Vitória. Participe e dê uma chance à sua fé para que ela se expresse na ajuda a quem não tem ou tem moradia precária.

PAZ E PÃO - Rede de ações contra a fome

Vicariato para a Ação Social,
Política e Ecumênica
Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

Fale conosco

(27) 3025-6263

mitra.acaosocial@aves.org.br