Moradores de rua do entorno de Jr. da Penha, em Vitória, participaram de uma celebração e ceia de Natal, ontem, 17 de dezembro de 2024, em uma das praças do bairro. Cerca de 70 moradores se reuniram em uma tenda, montada para a ocasião e animados pela pastoral do povo de rua, conversaram, cantaram, participaram da celebração, presidida pelo bispo auxiliar de Vitória, dom Andherson Franklin e jantaram. O pároco da região, pe. Celso também esteve presente.
Dom Andherson chegou antes do horário marcado e ficou conversando com os moradores, que contaram história e receberem bênção e um abraço do bispo auxiliar. Para falar sobre o Natal, dom Andherson usou uma imagem que envolveu e impactou os participantes. Disse que o Natal nos faz lembrar três palavras: luz, abraço e amor. Pediu que lembrassem a primeira e falou que o Natal é a luz de Deus que vem brilhar em nós. Depois chamou por nome alguns moradores com quem conversou antes do início da celebração e pegou uma vela acesa, pediu que os moradores fizessem uma roda abraçados com ele, segurou a vela no meio e perguntou como ficou a luz da vela. Explicou na sequência que quando a gente se abraça a luz fica mais forte e que o abraço faz o amor reinar. Repetindo as três palavras todos receberam um abraço e fizeram a ceia, servida pelos voluntários da pastoral.
A celebração e ceia de Natal com os moradores de rua já é uma tradição em Jr. da Penha, sempre às vésperas de Natal. Uma forma que a pastoral do povo de rua encontrou para aproximá-los mais e também trazê-los para um momento de acolhida e encontro, lembrando que o nascimento de Jesus é uma esperança para todos.