Marginalizados do Sistema e excluídos da sociedade foram lembrados hoje, 07 de setembro de 2025 no Grito dos Excluídos realizado pela Arquidiocese de Vitória. O Grito é uma iniciativa da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil há 31 anos.
Pastorais sociais e movimentos populares se uniram e fizeram uma caminhada até ao Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado lembrando as desigualdades sociais, pedindo justiça e paz para as comunidades carentes e ao longo da caminhada intercalando orações, cantos e protestos.
Na concentração no Portal do Príncipe em frente à rodoviária o grupo se organizou com as bandeiras do Brasil e do Estado, bem como das pastorais sociais que trabalham diretamente com os esquecidos pelo Poder Constituído. Como gesto concreto os participantes foram convidados e levar mantimentos para as famílias acampadas em frente ao Palácio reivindicando moradia para as pessoas que estão sendo obrigadas pelo Poder Judiciário, a abandonar suas casas, construídas em terreno, cujo dono pediu integração de posse.
Um manifesta, em nome do Fórum Igrejas e Sociedade, foi lido antes do início da caminhada, expressando a preocupação com a desinformação e manifestações de ódio. Veja abaixo o manifesto e as fotos do evento.




















