O arcebispo de Vitória, dom Ângelo Ademir Mezzari, conversou com a imprensa, na tarde de hoje, 18 de fevereiro de 2026. Os assuntos abordados foram: Quaresma – Quarta-feira de cinzas – Abertura da Campanha da Fraternidade.
Entre os pontos abordados, o Arcebispo acentuou o significado do Tempo Quaresmal que agora iniciamos, mas lembrou também que este é um tempo de espiritualidade e de caridade, lembrando que a espiritualidade fortalece a ação da caridade e que o exercício da caridade fortalece a fé. Dom Ângelo lembrou que este é o tempo do arrependimento e da conversão e que todos nós devemos lembrar das fragilidades humanas, mas confiar no amor de Deus. Para dom Ângelo, a quaresma acontece dentro de um calendário litúrgico e a quarta-feira de cinzas marca um período que nos convida à conversão. Neste contexto a Igreja Católica no Brasil propõe a realização da Campanha da Fraternidade, um jeito de sensibilizar e mobilizar os católicos para o exercício da caridade.
Dom Ângelo lembrou os encontros de preparação para a Campanha que foram feitos nas Áreas Pastorais e elencou alguns dos problemas apontados, relacionados à moradia. Fraternidade e Moradia é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como texto bíblico: Ele habitou entre nós (Jo 1,14). Falta de moradia, moradias precárias e impróprias, construções em áreas de risco, falta de saneamento básico e especulação imobiliária foram apresentados por dom Ângelo como problemas que precisam de solução e o Arcebispo lembrou que precisamos lutar por políticas públicas que ajudem na solução desses problemas.
Dom Ângelo explicou que Quaresma é tempo de voltar o olhar para Deus, mas também para os irmãos. Por isso, a Igreja propõe a Campanha da Fraternidade.
Abertura da Campanha da Fraternidade: 22 de fevereiro – 15h – Ginásio Dom Bosco – Vitória
- Quaresma e Campanha da Fraternidade
2. O lema: Ele veio morar entre nós (Jo 1,14)
3. A escolha do tema
4. Quares: abertura para a caridade
5. Quaresma inicia com cinzas